Clique aqui para voltar a página inicial
 
Busca Interna:
 
 

NOTÍCIAS

Inscrições para Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura encerram-se na próxima terça-feira
Autor do melhor romance em língua portuguesa receberá R$ 100 mil

As inscrições de obras para o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura encerram-se no dia 10 de julho, na próxima terça-feira. Esse é o maior prêmio de Literatura do Brasil e oferece R$ 100 mil para o autor do melhor romance em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha sido publicada entre junho de 1999 a 30 de maio de 2001.

O vencedor será anunciado na sessão solene de abertura da 9ª Jornada Nacional de Literatura, no dia 28 de agosto, no Circo da Cultura da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pela UPF. Não cabe recurso às decisões da Comissão Julgadora, e a inscrição implica na aceitação dos termos do regulamento.

Para se inscrever, o autor, ou a editora, deve enviar seis exemplares do romance até o dia de 10 de julho de 2001 para a Central da 9ª Jornada Nacional de Literatura - Universidade de Passo Fundo - BR 285 - km 171 - Cep 99001-970 - Passo Fundo/RS. As obras também podem ser enviadas para o Shopping Bourbon Passo Fundo - Av. Brasil Leste, 200 - Cep 99050-000 - Passo Fundo/RS.

Além da remessa dos livros, deverá ser encaminhado breve currículo do autor e a ficha de inscrição preenchida. Outras informações pelo telefone (54) 316 8141, ou no site da Jornada. Na primeira edição do Prêmio Passo Fundo de Literatura, a obra vencedora foi 'Tratado da altura das estrelas', do jornalista Sinval Medina.

O prêmio integra a programação da 9ª Jornada Nacional de Literatura. O evento, promovido pela UPF e Prefeitura Municipal, está completando 20 anos e ocorre de 28 a 31 de agosto. O tema será "2001: uma jornada na galáxia de Gutenberg - da prensa ao e-book" e mostra a evolução das tecnologias que envolvem a leitura. As inscrições esgotaram-se em 9 dias e 10 mil pessoas já asseguram a presença do evento - sendo 6 mil crianças e adolescentes.

Além do tradicional Circo da Cultura, estão sendo preparadas lonas especiais para a 1ª Jornadinha Nacional de Literatura, que irá reunir 2 mil crianças por dia com múltiplas atividades (conversa com autores, leitura, teatro, música), além de palcos para apresentações artísticas. Grandes temas irão nortear as discussões nas mesas redondas da 9.ª Jornada Nacional de Literatura com a presença de escritores, poetas, jornalistas do Brasil e do exterior.

A literatura como construção e expresssão da identidade dos povos; Seis poetas em busca de um leitor; A formação da opinião: jornalismo tradicional versus jornalismo eletrônico; A formação do leitor do futuro: para o livro ou para o e-book; Televisão: elo na evolução do livro ao e-book; e A preservação da identidade cultural no contexto da globalização são os temas a serem debatidos.

Uma das atrações será a réplica da prensa de Johannes Gutenberg do século XVII, que virá da Alemanha. Além disso, estão sendo preparadas diversas apresentações artísticas, passando pela música, poesia e o teatro. O evento conta com o patrocínio da Fundação Nestlé de Cultura, Petrobrás, Embratel, Caixa Econômica Federal, SESC, RGE, Banrisul, Eletrobrás e Correios, além do apoio das leis estadual e federal de incentivo à cultura, do Governo Federal, do Governo do Rio Grande do Sul, dos Ministérios de Educação e Cultura e de Minas e Energia.


voltar

Clique aqui para voltar a página inicial

 

 
Patrocínio
Apoio