Clique aqui para voltar a página inicial
 
Busca Interna:
 
 

NOTÍCIAS

9ª Jornada Nacional de Literatura leva espetáculo O ferreiro e a morte para São Paulo
Grupo de Teatro da UPF apresenta-se em ônibus-palco em quatro cidades paulistas

O espetáculo “O ferreiro e a morte”, encenado pelo Grupo de Teatro da Universidade de Passo Fundo (UPF), está em São Paulo divulgando a 9ª Jornada Nacional de Literatura. O grupo, que viaja no ônibus-palco do Projeto Viramundos, realizou segunda-feira (dia 11) duas apresentações em Ribeirão Preto. Na Terça-feira, dia 12, estará em Catanduva, no dia 14, em Araraquara e no dia 16, em São Paulo.

A 9ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece em Passo Fundo de 28 a 31 de agosto, representa um dos maiores eventos de Literatura da América Latina e do mundo. Esta edição que marca os 20 anos do evento é promovida pela UPF e Prefeitura Municipal de Passo Fundo, conta com o apoio das leis estadual e federal de Incentivo à Cultura, Fundação Nestlé de Cultura, Petrobrás, RGE, SESC, Futura, Ministério da Educação, Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Um de seus diferenciais é que as pessoas são preparadas para a Jornada. Historicamente, milhares de pessoas se envolvem no processo da Pré-Jornada, que incentiva jovens para o mundo da leitura. Durante os meses que antecedem o evento, uma caravana formada por professores percorre mais de 50 municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo falando sobre os autores e organizando grupos de leitura com as obras dos escritores que virão a Passo Fundo.

Nos lugares por onde passa, a caravana da Pré-Jornada é acompanha por grupos artísticos da universidade para formar leitores ecléticos e críticos também em outras linguagens. Em São Paulo, o Grupo de Teatro da UPF, apresenta “O ferreiro e a morte”, uma fábula cômica medieval que desde maio de 2000 tem percorrido o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, retomando as características da arte mambembe. O Viramundos foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o incentivo do Grupo Grazziotin, RBS TV, Caixa Econômica Federal e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.


Crédito FOTO: VERONÊS
Legenda: Viramundos fez duas apresentações em Ribeirão
Preto

voltar

Clique aqui para voltar a página inicial

 

 
Patrocínio
Apoio