Clique aqui para voltar a página inicial
 
Busca Interna:
 

 

NOTÍCIAS

Prensa de Gutenberg já saiu da Alemanha para vir a Passo Fundo

A réplica da Prensa de Gutenberg do Século XVII já saiu de Mainz, na Alemanha, para vir para Passo Fundo. Ela embarcou do aeroporto de Frankfurt no dia 08 de agosto, quarta-feira, para integrar a exposição no Museu Histórico Regional de Passo Fundo de 28 de agosto até 03 de setembro. A exposição será na Avenida Brasil Oeste, 758, no centro de Passo Fundo, e será aberta ao público em geral. A mostra integra as atividades paralelas da 9ª Jornada Nacional de Literatura, promovida pela Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal.

A vinda da Exposição do Museu de Gutenberg da Alemanha para o Rio Grande do Sul tem o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A prensa móvel foi inventada por Johannes Gutenberg no século XV e, com ela, o livro foi amplamente difundido. Por isso, ele é considerado uma das grande personalidades do segundo milênio, e o ano de 2001 marca os festejos de seus seiscentos anos. A Jornada homenageia o inventor da prensa com o tema: "2001: uma jornada na galáxia de Gutenberg. Da prensa ao e-book".

Além da réplica da prensa, a exposição tem cópias de um aparelho de fundição: uma galé, um componedor e uma concha de fundição; matrizes, carimbos, tipos (letras) e uma forma de prensagem (frase) em chumbo; cópia de uma bíblia de Gutenberg (com duas páginas fac-símile, pintadas a mão); cinco fac-símiles de antigos impressos, fac-símiles de páginas antigas impressas; representação, do século XIX, de Gutenberg e sua oficina- três caixas com placas relativas à história da prensa.

voltar

 

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio