Clique aqui para voltar a página inicial
 
Busca Interna:
 

 

LANÇAMENTOS

Cadernos de Literatura Brasileira nº 11 - Ignácio de Loyola Brandão. Rio de Janeiro, Instituto Moreira Sales, junho 2001.

A publicação semestral do Instituto Moreira Sales (IMS) traz no mês de junho a vida e obra do escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão. A obra, lançada no final de julho no Shopping Frei Caneca em São Paulo para um público de aproximadamente mil pessoas, também está entre os lançamentos programados para o final de agosto, no Circo da Cultura em Passo Fundo. Loyola participa da Jornada desde 1988. Em 1991, começou a mediar os debates e hoje é presença indispensável no evento, pela sua capacidade de coordenar os grandes debates e pela empatia com o público leitor.

A vida e obra de Loyola é contada em entrevista, retrospectiva da obra e ensaios especialmente escritos para a revista. Cecilia Almeida Salles, da PUC-SP analisa o papel das cidades na ficção de Loyola; o crítico Fábio Lucas apresenta um estudo a respeito de O Anjo do Adeus (1995); e o escritor Deonísio da Silva, professor da Universidade Federal de São Carlos, interpreta as narrativas curtas do autor.

Entre os destaques da edição estão os fragmentos iniciais do romance O anônimo. A revista também traz os depoimentos do diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, amigo dos tempos de Araraquara; da professora italiana Luciana Stegagno Picchio, responsável pelo lançamento de Zero na Itália em 1974 - um ano antes de sua edição brasileira; e dos ex-companheiros de redação do extinto jornal Última Hora: o escritor Antônio Torres; o jornalista Dorian Jorge Freire de Andrade e o produtor musical Arley Pereira.

Três cidades, que no livro compõem a Geografia Pessoal de Loyola, foram fotografadas por Eduardo Simões e pela alemã Renate von Mangoldt: São Paulo, cenário para várias de suas histórias; Araraquara, que traz lembranças da infância; e Berlim, que o abrigou entre 1982 e 1983.

Os CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA fazem parte do projeto do IMS de valorização do autor nacional e já trouxeram João Cabral de Melo Netto, Raduan Nassan, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Hilda Hilst, Adélia Prado, Ariano Suassuna, agora Loyola.

A publicação do IMS pode ser encontrada nas principais livrarias do país. O exemplar custa 25 reais e estará à venda na Feiro do Livro da 9ª Jornada Nacional de Literatura. Para assinar, acesse a página do IMS.

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio