Clique aqui para voltar a página inicial
 
Busca Interna:
 

 

NOTÍCIAS

Adolescentes discutem o livro "A Infância Acabou" no Mundo da Leitura

O Mundo da Leitura da UPF recebeu a visita de adolescentes para a Pré-Jornadinha Especial, que prepara jovens leitores para 1ª Jornadinha Nacional de Literatura. Alunos das 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Helena Salton participaram de atividades envolvendo o livro A Infância Acabou, de Renato Tapajós.

Além de escritor, Renato também produz vídeos que retomam as histórias de suas obras e no sábado, 16 de junho, os adolescentes assistiram ao vídeo de A Infância Acabou, retomando a discussão do livro sobre os problemas sociais presentes em nossa sociedade.A Pré-Jornadinha Especial visa proporcionar um momento de leitura e discussão com crianças, pré-adolescentes, pais e professores das obras dos autores que participarão da 1ª Jornadinha Nacional de Literatura.

Mundo da Leitura da UPF

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios da UPF, conhecido pelas escolas e pela comunidade em geral como Mundo da Leitura, é um laboratório de pesquisas na área da Literatura e da leitura, que procura observar o perfil do novo leitor que surgiu nas últimas décadas, tendo a sua disposição não só a leitura do texto impresso, em linguagem verbal, mas sim a opção de traçar sua história de leitura em diversos suportes e linguagens.

As pesquisas realizadas no Mundo da Leitura são desenvolvidas pelos professores do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, e os resultados destas pesquisas são apresentados em publicações. Além do trabalho de pesquisa, o centro possui o importante papel de extensão das atividades da universidade para o público, pois oferece aos professores com regência de classe, da rede pública e particular, o serviço de empréstimo de sacolas, contendo 35 títulos da literatura nacional e estrangeira, o que permite um processo de democratização do livro.

Dentro desta perspectiva de atividades de extensão, os monitores do Mundo da Leitura são convidados a expor o trabalho do Centro em outras cidades, onde a equipe apresenta práticas leitoras e palestra-espetáculo de contação de histórias. A iniciativa vem despertando o surgimento de projetos de leitura dentro das próprias escolas de Passo Fundo, nos padrões do Mundo da Leitura.

voltar

 

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio