Clique aqui para voltar a página inicial
 

Festa da literatura continua no segundo dia de Jornadinha

Ana Cristina Spannenberg


A abertura da primeira edição da Jornadinha Nacional de Literatura, que iniciou na quarta-feira (29), emocionou a todos os participantes e promete repetir a dose na manhã desta quinta-feira (30). A performance de abertura feita pela Cia. de Espetáculos da UPF, com participação da Cia. Circense Circo do Girassol, encanta o público trazendo personagens como Gutenberg, a sua prensa e o e-book. Junto deles vem também o cachorro Abelardo, criado e manipulado pelo artista Mário De Balenti, que é o apresentador oficial do evento.

Na manhã de hoje, mais 2 mil crianças estarão na Lona Principal, para assistir ao show de abertura da Jornadinha. Depois, elas serão divididas em quatro grupos (vermelho, azul, amarelo e verde), para as atividades que acontecem nas lonas-satélite, em grupos de 500 crianças. Novamente, a programação é voltada para crianças da pré-escola a 4ª série, que debatem com alguns dos maiores autores infanto-juvenis do Brasil.

Abrindo as atividades, Mário Pirata apresenta seu espetáculo Roda de Poesia e Joaquim de Paula, a Contação de Histórias. Depois, as crianças seguem para as quatro lonas coloridas, onde acontecem as conversas com os escritores Ziraldo, Ruth Rocha, Ricardo Silvestrin, Liliana Iacocca, Mário Pirata, Walmor Santos, Carlos Urbim, Joaquim de Paula, Gustavo Finkler, Dilan Camargo, Júlio Emílio Bráz e Jiddu Saldanha.

Opções para os participantes
Depois dos debates, as crianças ainda têm a oportunidade de visitar ao ambiente de computadores, orientados pelo escritor Sérgio Capparelli, podem navegar pela internet e construir poesias virtuais no site do autor ciberpoesia. A outra opção para os intervalos são os microespetáculos de histórias com bonecos, ou teatro de caixinhas, que são os menores espetáculos do mundo.

Durante a tarde, dois espetáculos são oferecidos ao público: Lili inventa o mundo, da Cia. Circense Circo Girassol, às 13h, e A mulher gigante, do grupo Cuidado que mancha, com o autor Gustavo Finkler, às 14h30min. Logo, os participantes novamente serão novamente divididos, para participar das oficinas nas lonas coloridas, a partir das 15h30min. Na lona 1, Eloar Guazzelli Filho coordena a Oficina de Quadrinhos; na lona 2, o grupo A caixa do Elefante apresenta o espetáculo Histórias da Carrocinha; na lona 3, Francisco Gregório Filho apresenta a contação de histórias com pipas; e, na lona 4, Jiddu Saldanha ministra a oficina de Animação Cultural.

Encerrando a programação nas lonas, o espetáculo Contos, Cantos e Acalantos, de José Mauro Brant, pode ser assistido às 16 horas. O trabalho é resultado de uma pesquisa de cinco anos sobre o folclore brasileiro, analisando lendas, contos, versos e músicas. O objetivo é resgatar o ato de acalentar numa nova perspectiva e valorizar esta prática como um veículo para transmissão da cultura. Após o término das atividades, os participantes podem ainda visitar a Feira do Livro e participar de sessões de autógrafos com os escritores. Tudo isso a partir das 17 horas, no Circo da Cultura, no Campus da Universidade de Passo Fundo.

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio