Clique aqui para voltar a página inicial
 

Luiz Antônio de Assis Brasil na Biblioteca Central

Débora Costa


O escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, que participa da 9ª edição da Jornada Nacional de Literatura, esteve no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo UPF), nas Conversas Paralelas na noite de quarta-feira(29).

O escritor
Assis Brasil nasceu em Porto Alegre no ano de 1945. Além de escritor, é bacharel em Direito e doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde coordena a Oficina de Criação Literária. Foi músico da Ospa e administrador cultural, participando da implantação do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre. Nos anos 80, exerceu diferentes cargos administrativos: diretor da Divisão de Cultura do Município; diretor do Instituto Estadual do Livro e sub-secretário de Cultura do Estado.

Como autor, possui 11 livros publicados, entre novelas e romances. Preferindo as narrativas longas, seus textos desenvolvem temáticas relacionadas à construção da identidade gaúcha. Estreou na literatura com Um quarto de légua em quadro (Prêmio Ilha de Laytano, 1976) e logo após escreveu A prole do corvo, de 1978.

Sua obra é reconhecida pela crítica literária brasileira, servindo de tema para abordagens acadêmicas em universidades do país. Destacam-se: Bacia das Almas, As virtudes da casa, Cães da Província (Prêmio do Instituto Nacional do Livro, 1988) e ainda a série Um castelo no pampa, constituída pelos romances: Perversas famílias, Pedra da memória e Os Senhores do Século, obra onde recebeu o Prêmio Açorianos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 1995.

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio