Clique aqui para voltar a página inicial
 

Conversas, shows e atrações para leitores mirins
Jornadinha terá dois dias dedicados a
crianças da pré-escola a quarta série

Ana Cristina Spannenberg


A grande novidade da 9ª edição da Jornada Nacional de Literatura é a 1ª Jornadinha Nacional de Literatura, evento dedicado totalmente aos leitores de até 12 anos de idade. O público, que já vinha tornando-se presença freqüente nas edições anteriores, terá agora um espaço próprio onde poderá encontrar e debater de perto com alguns dos maiores autores infanto-juvenis do Brasil.

Os dois primeiros dias da Jornadinha serão dedicados para crianças de pré-escola a 4ª série. A programação começa cedo, às 9 horas, com shows que ocorrem na Lona Principal, para 2 mil crianças. Na quarta-feira (29), o espetáculo Jovem Drummond, e na quinta-feira (30), Contação de Histórias, com Joaquim de Paula e Roda de Poesia, com Mário Pirata.

Logo, as crianças seguem para as quatro lonas coloridas, montadas para dividir os participantes em grupos de 500. Nelas, acontecem as conversas com os escritores, onde estarão presentes: Ziraldo, Ruth Rocha, Ricardo Silvestrin, Liliana Iacocca, Mário Pirata, Walmor Santos, Carlos Urbim, Joaquim de Paula, Gustavo Finkler, Dilan Camargo, Júlio Emílio Bráz e Jiddu Saldanha.

Depois dos debates, as crianças ainda têm a oportunidade de visitar ao ambiente de computadores, onde, orientados pelo escritor Sérgio Capparelli, podem navegar pela internet e construir poesias virtuais no site do autor (www.ciberpoesia.com.br). A outra opção para os intervalos são os microespetáculos de histórias com bonecos.

Abrindo a programação da tarde, dois espetáculos: Lili inventa o mundo, da Cia. Circense Circo Girassol, às 13h, e A mulher gigante, do grupo Cuidado que mancha, com o autor Gustavo Finkler, às 14h30min. Após, os participantes novamente serão divididos, para participar das oficinas nas lonas coloridas, a partir das 15h30min. Na lona 1, Eloar Guazzelli Filho coordena a Oficina de Quadrinhos; na lona 2, o grupo A caixa do Elefante apresenta o espetáculo Histórias da Carrocinha; na lona 3, Francisco Gregório Filho apresenta a contação de histórias com pipas; e, na lona 4, Jiddu Saldanha ministra a oficina de Animação Cultural.

O espetáculo Contos, Cantos e Acalantos, de José Mauro Brant, encerra a programação nas lonas, às 16 horas. O trabalho é resultado de uma pesquisa de cinco anos sobre o folclore brasileiro, analisando lendas, contos, versos e músicas. O objetivo é resgatar o ato de acalentar numa nova perspectiva e valorizar esta prática como um veículo para transmissão da cultura. Essa idéia baseia-se em pesquisas recentes garantindo que a contação histórias é imprescindível para a formação do leitor.

Após o término das atividades, os participantes podem ainda visitar a Feira do Livro e participar de sessões de autógrafos com os escritores. Tudo isso a partir das 17 horas, no Circo da Cultura, no Campus da Universidade de Passo Fundo.

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio