Clique aqui para voltar a página inicial
 

Ruth Rocha:
Biografia de uma escritora apaixonada


Sara Goldschmidt


As Conversas com escritores da 1ª Jornadinha, contaram com a presença da autora Ruth Rocha. A paulistana de 70 anos participou de duas mesas redondas que aconteceram na manhã de quinta-feira (30), falou sobre suas obras e contou ainda sobre o livro que está escrevendo:Solta o Sabiá.

Ruth Machado de Lousada Rocha começou como socióloga política, trabalhando numa biblioteca. Já trintona, era orientadora educacional do Colégio São Pedro, em São Paulo, quando o diretor da revista Cláudia convidou-a para escrever sobre educação, onde ficou durante três anos. Mais tarde, ingressou na revista Recreio, onde publicou sua primeira história, Romeu e Julieta, a borboleta, em 1969. Depois de sete anos na revista, veio o primeiro livro: Palavras, Muitas Palavras.

Desde então, a escritora não parou mais. Foi editora de uma revista chamada Bloquinho, na Editora Bloch e redatora-chefe de revistas infantis da Editora Abril. Mas afirma que das carreiras de executiva, editora e escritora, a terceira é a que menos lhe custou esforços e a que mais eleva seu ego. A profissão escolhe a gente e a gente inventa a profissão, define ela.

Ruth Rocha já publicou mais ou menos 130 livros e vendeu, em média, 8 milhões. Tem aproximadamente 25 livros publicados no exterior, chegando a ser traduzida em 20 idiomas. O livro que vendeu mais exemplares até hoje foi Marcelo, Marmelo, Martelo, com mais de 1 milhão de cópias. No momento, está escrevendo o livro Solta o Sabiá, sobre os bandeirantes paulistas (Bartolomeu Dias, o Anhanguera) e a escravização dos índios.

Saiba Mais

O melhor do escritor é o texto

Clique aqui para voltar a página inicial
 
Patrocínio
Apoio